Festival de Santo Niño

A pergunta que não quer calar é: Porque toda herança católica se foi e o catolicismo espanhol se estabeleceu? Seria por obrigação nacional? Hábito? Ou Fé?

por Marlon Max

Curiosamente em plena Ásia, nas Filipinas, cercado por diversas culturas orientais, surge à curiosa historia sobre o império católico nas filipinas. Os primeiros relatos religiosos sobre filipinas mostra que era uma região ocupada por muçulmanos que vieram da malásia, povo que mais a frente enfrentou serias crises com a vinda da colonização espanhola, sim, isso mesmo, eu disse Espanha, ou você achou que Espanha e Portugal só fizeram “festa” aqui pela America do sul?


Quando os navios de espanhóis chegaram pela primeira fez nas Filipinas eles alegavam simplesmente estar usando a região como elo entre as Américas e o extremo oriente, essas idas e vindas foram rotineiras no período de 1565 a 1815 com navios carregados de prata vinda da América e também transportando ceda chinesa e algodão indiano para a América, Viajem tão bem sucedidas que forçou comerciantes chineses e cidadãos muçulmanos a se render ao império trazido da Espanha, Dentro do pacote de colonização vieram os cristãos que mais tarde fez com que a Filipinas se torna se a nação mais cristã do oriente.

Muitos dos nativos das ilhas das filipinas prestavam trabalho escravo, situação que trouxe muito rancor no coração do povo filipino que recebeu o apoio do governo do EUA para lutar contra a Espanha tento como resultado final um tratado de liberdade e paz.


Enfim a Espanha saiu do poder, mais no coração do filipino ficou marcas ate hoje evidentes, como vi nas ruas de Manila pessoas me chamando de americano e embora eu dissesse ser Brasileiro eles insistiam em me cumprimentar com “chavões” de filmes americanos, what`s up, hey dude. Uma paixão declarada pelo EUA, e muito respeito por ter afugentado o império espanhol de lá.


A pergunta que não quer calar é: Porque toda herança católica se foi e o catolicismo espanhol se estabeleceu? Seria por obrigação nacional? Habito? Ou Fé? Num domingo de manha sai com alguns amigos no típico transporte Jeepney quando ficamos ilhados por uma multidão que se reunia para o Festival de santo Niño. Foi interessante ver asiáticos com imagens enormes de santos católicos, tudo aconteceu exatamente como uma procissão católica aqui no Brasil, exceto por um grupo de jovens que mais pareciam estar num desfile de carnaval, com camisetas roxas, balões amarelos e impulsionados por um carro de som com musicas nem um pouco religiosas. Uma manifestação publica com grandes efeitos na comunidade local, porem propagado com poucas informações levando gerações interas a seguir sem saber o porque.


1 Response to “Festival de Santo Niño”


  1. 1 André Corrêa March 18, 2009 at 10:01 pm

    Olá Marlon! Fico muito feliz com sua contribuição ao projeto!
    Gostei muito do que vi e li!

    Bela matéria, continue conosco!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: