Um Peão de Barretos ~

Acordar cedo, tirar o leite da vaca, cuidar dos cavalos, distribuir as tarefas para os outros funcionários, esse é o cotidiano de Francisco. Com 52 anos de idade e trabalhando dez na Fazenda Água Viva, em Pirenópolis (GO), ele sabe bem como dar andamento na fazenda e organizá-la quando o patrão não está.

Nascido e criado em Cocalzinho (GO), ele começou a vida cuidando da pastagem e até a adestrar cavalos nas fazendas que eram perto de casa. No final de cada dia, ele e outros funcionários celavam animais para se divertirem.

Em um desses finais de tarde, o responsável pelo rodeio de Cocalzinho o viu montar e o convidou para participar do evento. Francisco largou a vida na roça e resolveu a correr o país montando cavalos e bois nos rodeios. “Cheguei a ir até a Barretos”… é o que ele conta!

No final das festas, ele retornava para sua cidade de origem para ver a mãe. Dona Maria ficava aliviada de vê-lo vivo e sem se machucar. Uma senhora muito religiosa, sempre fazia promessa pedindo pela proteção do filho. O maior desejo da mãe era para que esse filho deixasse os rodeios e passasse a ter uma vida tranqüila.

Sua última montaria foi aos 32 anos, no rodeio de Cocalzinho. A despedida foi ao ganhar o prêmio ao montar o cavalo Chauí, considerado o animal mais perigoso da região. Francisco ficou mais de 12 segundos em cima do animal, mais do que qualquer outro peão.

Ao chegar ao hotel fazenda, logo fomos avisados pela gerente “o seu Francisco é o responsável pelos cavalos e pelas charretes. Ele tem boas histórias”.. É, ele realmente teve uma vida cheia de histórias!

Texto: Karina Viveiros
Fotografias: André Corrêa

2 Responses to “Um Peão de Barretos ~”


  1. 1 kakaviveiros January 26, 2009 at 4:00 pm

    Créditos: o texto é meu!!!!!!! xDDDD

    ficaram lindas as fotos…
    foi uma viagem linda =D

  2. 2 kakaviveiros January 26, 2009 at 4:00 pm

    Créditos: o texto é meu!!!!!!! xDDDD

    ficaram lindas as fotos…
    foi uma viagem linda =D


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: