Vamos Soltar Pipa!

Soltar Pipa, upload feito originalmente por André Corrêa😉.

Essa semana acompanhei a molecada de Brasília saindo as ruas, campinhos e lotes vagos para soltar Pipa! Estamos quase no fim das férias, e não há nada mais gostoso nessa idade do que empinar uma Pipa ! Brasília é uma ótima cidade para essa brincadeira. Ruas largas, vazias e interditadas nos finais de semana, muitos lotes vagos, muita área verde, limpa e bem cuidada. Fazia tempo que queria fotografar algum grupinho, mas não estava tendo a oportunidade. Mas na semana passada, estava com minha câmera apontada para essa galerinha esperta!

Chego discretamente, [se é que isso é possível com  uma 70-200], apontando minha lente para Carlinhos, que empinava sua Pipa,  para pegar cada detalhe de suas expressões e movimentos ao levantar sua Estrela. Quando, de repente, Manu corre em minha direção e diz:

– Para! Para! Você não pode fotografar!
– Ué, porque não garoto?! – retruco
Essa Pipa é particular!

Começo a rir, e todos os outros amigos de Manu e Carlos me rodeiam por curiosidade. Quando vejo, Kaka e Eu estamos no meio de uma palestra sobre como fazer uma Pipa, como empina-la e como abater a Pipa do “coleguinha”.

– Você corta as taquaras de bambu, faz elas bem fininhas e flexíveis.
– Depois, corta a seda no formato que você que e monta a Pipa.
– E como vocês sabem se ela voa ou não?
Ahh! Só tentando empinar mas, geralmente,  sobe!
– Qualquer coisa é só comprar uma também! – completa Carlos

Karina, perguntadeira de primeira, toca no assunto delicado da brincadeira. Pergunta se eles usam cerol na linha para brincar. A criançada é sincera e respondem que usam, mas ninguém assume a culpa!

Manu mostra a linha com cerol.

Eles sabem que é proibido e muito perigosos, mas a brincadeira perde a graça se eles não usam. Pois, é dessa forma que eles podem disputar quem tem a melhor Curica no ar. Infelizmente, é na inocência dessa brincadeira que muitas crianças acabam perdendo a vida.

Carlinhos explica como fazer o cerol.

Carlos explica que o vidro tem que ser muito bem moído, até ficar bem fininho, para depois misturar a cola e passar delicadamente no inicio da linha da Pipa. Quanto mais fininho o vidro do Cerol, mais eficiente ele é. Carlinhos admite já ter se cortado com o vidro, mas diz que toma muito cuidado.

Mas Carlos, Manu e seus amigos devem ficar bastante espertos, pois, não é apenas o cerol que oferece risco a vida deles e dos outros:

Risco que Choque:

Empinar Pipa em dias chuvosos ou mesmo perto fios de redes elétricas, antenas ou cabos  de eletricidade são riscos na certa de uma descarga elétrica.

Risco de Atropelamento:

Não saia correndo para pegar a pipa que foi abatida por outra, mesmo que seja a sua! São freqüentes os casos de atropelamento nesses momentos. Se sua Estrela foi abatida, não se desespere. Outra custa menos de R$ 1,50 – Já sua vida, não tem preço.

Risco de Queda:

Soltar pipa do telhado ou lage de casa não é uma coisa de garotos espertos! Você se concentra tanto em sua Pipa e se esquece de onde está e de olhar por onde anda. Mesmo para quem está no chão, é bom tomar cuidado com os buracos e barrancos! Uma queda, se não for fatal, pode chegar a quebrar seu braço e te impedir de jogar futebol!

Mais do que um alerta para as Crianças, são os pais que devem ficar atentos e sempre acompanharem, com responsabilidade, os seus filhos na hora de empinar uma Pipa! – Mas é bom deixem seus filhos brincarem também!😉

2 Responses to “Vamos Soltar Pipa!”


  1. 1 kakaviveiros January 23, 2009 at 11:13 am

    gostei do texto coisa…

    E foi muito legal a conversa com eles… Muito esperto os garotos e tem muita coisa legal!
    É engraçado que eles não entendem a periculosidade do cerol, mas se divertem bricando de uma maneira não muito comum: soltando pipas!!!!

    =*

  2. 2 kakaviveiros January 23, 2009 at 11:13 am

    gostei do texto coisa…

    E foi muito legal a conversa com eles… Muito esperto os garotos e tem muita coisa legal!
    É engraçado que eles não entendem a periculosidade do cerol, mas se divertem bricando de uma maneira não muito comum: soltando pipas!!!!

    =*


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: