As Marcas da Vida Terrena ~

No Brasil são quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que é relativos a 8,6% do total da população brasileira segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2050 um quinto da população mundial serão de idosos. Ainda segundo projeções da OMS, nos próximos 40 anos o número de pessoas com mais de cem anos aumentará 15 vezes.

Em Sobradinho (DF) está localizado o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes com 60 idosos que são mantidos pelo Centro Espírita Irmão Jorge. Os moradores da casa têm diferentes necessidades, algumas físicas como assistência para locomoção, para as necessidades fisiológicas ou para lembrar o passado e até de suas próprias necessidades.

Nos últimos seis anos, jovens, adultos, crianças e até idosos do GECCAL disponibilizam duas horas para realizar a visita aos moradores do Lar no segundo domingo de casa mês. Os participantes do grupo já receberam pedidos de casamentos e compartilham de suas felicidades quando algum familiar e as tristezas do abandono.

SEU BENEDITO

Das várias conversas nas visitas, nunca se soube ao certo qual a idade do Seu Benedito: algumas vezes ele tem 15, 32 ou até 65 anos. “Bené” tem histórias e histórias… Com uma das pernas amputadas ele disse certa vez que sofreu um acidente no trabalho na roça. Em outra oportunidade ele disse que estava com problemas na perna, que não sabia o que havia acontecido.

Benedito é namorador, diz que não quer saber de mulheres mais velhas, mas sempre tem um “caso” com Dona Margarida. Há vezes que eles estão namorando, em outras vezes terminaram, às vezes ele a quer, outras vezes não.

Seu Bené também é expressivo e conversador. Quem visita a casa e tem a oportunidade de encontrá-lo acordado, já sabe que terá boas conversas e histórias. Quando se trata do relacionamento na casa, ele não reclama do tratamento dos funcionários, mas não gosta de alguns outros moradores. Porém, quando se trata da sua vida antes de morar no lar, grande parte do que fala é fruto da imaginação. Não se sabe se ele tem filhos, mas a única pessoa que o visita de fez às vezes é uma sobrinha que mora na cidade.

Texto: Karina Viveiros
Fotografias: André Corrêa

4 Responses to “As Marcas da Vida Terrena ~”


  1. 1 kakaviveiros January 14, 2009 at 4:12 pm

    As fotos estão lindas!!!!
    =D

  2. 2 kakaviveiros January 14, 2009 at 4:12 pm

    As fotos estão lindas!!!!
    =D

  3. 3 Carol January 15, 2009 at 8:20 pm

    Lindíssimos retratos, André!

  4. 4 Carol January 15, 2009 at 8:20 pm

    Lindíssimos retratos, André!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: