Dona Zezinha, o Vale do Jequitinhonha ~

Vale do Jequitinhonha, upload feito originalmente por André Corrêa😉.

Em minha ultima viagem ao Vale do Jequitinhonha, pelo projeto de Design que estamos desenvolvendo lá, tive a honra de conhecer a Dona Zezinha. Uma das grandes artistas da região. De origem humilde como todas as outras, sem dinheiro nem para se vestir com roupas de pano e sem conseguir freqüentar a escola. Dona Zezinha começou a aprender a arte de suas bonecas aos 14 anos de idade, quando sua família passava por dificuldades e o artesanato era a única fonte de renda da família.

Artesanato da Dona Zeninha - Vale do Jequitinhonha
Boneca de Dona Zezinha
Vale do Jequitinhonha
Casa da Dona Zezinha

Dona Zezinha nos recebe em sua própria casa. Com o dinheiro de suas vendas, Dona Zezinha construiu uma pousada em sua terra, onde recebe suas visitas que vem de toda parte do Brasil e do mundo. Ficamos hospedados por lá durante dois dias. É a própria Zezinha quem faz nosso almoço e janta. Com a ajuda de suas duas filhas e do marido Ulisses, seu trabalho ganha força e reconhecimento por todo o mundo.

Vale do Jequitinhonha
Senhor Ulisses ajuda no forno

E, é esse mesmo reconhecimento que queremos trazer para todas as artesas do Vale com nosso projeto. Cada uma com seu brilho😉

Eu e Dona Zezinha - Vale do Jequitinhonha
André Corrêa e Dona Zezinha

Quem tiver interesse de comprar alguma peça ou até mesmo visitar a Dona Zezinha, basta ir a Turmalina e pedir a algum taxista que o leve até a Casa de Visitas dela. Certamente, você será muito bem recebido. Caso queiram o contato (celular) de Dona Zezinha, peça por comentário e deixe seu e-mail.

Encontrei essa reportagem do SEBRAE que mostra exatamente a região que estamos visitando e tem uma linda reportagem com a Dona Zezinha, vale a pena conferir😉
-> Reportagem (abra em uma nova janela)

13 Responses to “Dona Zezinha, o Vale do Jequitinhonha ~”


  1. 1 Sylvio Túlio Peixoto January 2, 2009 at 9:42 pm

    Caro André Corrêa,

    muito bacana o relato de sua última viagem ao Vale do Jequitinhonha.
    Fiquei encantado com o trabalho da artesã Dona Zezinha e gostaria de adquirir uma de suas bonecas.
    Se for possível, favor fornecer-me o número do celular da artesã.

    Feliz 2009 e o meu agradecimento antecipado pelo contato.

    Sylvio Túlio Peixoto

  2. 4 Sylvio Túlio Peixoto January 2, 2009 at 9:42 pm

    Caro André Corrêa,

    muito bacana o relato de sua última viagem ao Vale do Jequitinhonha.
    Fiquei encantado com o trabalho da artesã Dona Zezinha e gostaria de adquirir uma de suas bonecas.
    Se for possível, favor fornecer-me o número do celular da artesã.

    Feliz 2009 e o meu agradecimento antecipado pelo contato.

    Sylvio Túlio Peixoto

  3. 5 rosanita January 11, 2009 at 10:49 pm

    Olá André, fiquei muito feliz em achar seu comentario. Pretendo visitar Turmalina e não sabia como contactar com a pousada da D. Zezinha. Já Estive em Santana do Araçuai, visitando D. Isabel.
    Sou grande admiradora dos artistas do Vale do Jequitinhonha.
    Não deixe de visitar a exposiçào do Museu Casa do Pontal,Rio de Janeiro.
    Por favor me envie o celular de D. Zezinha, pretendo ir lá no próximo mes. Saudações, Rosanita

  4. 6 rosanita January 11, 2009 at 10:49 pm

    Olá André, fiquei muito feliz em achar seu comentario. Pretendo visitar Turmalina e não sabia como contactar com a pousada da D. Zezinha. Já Estive em Santana do Araçuai, visitando D. Isabel.
    Sou grande admiradora dos artistas do Vale do Jequitinhonha.
    Não deixe de visitar a exposiçào do Museu Casa do Pontal,Rio de Janeiro.
    Por favor me envie o celular de D. Zezinha, pretendo ir lá no próximo mes. Saudações, Rosanita

  5. 7 André Corrêa January 12, 2009 at 11:33 am

    Olá Rosanita!
    Já te enviei o contato do casal!
    Tenha certeza que será muito bem recebida na Casa de Visitas da D. Zezinha! E obrigado pela dica do Museu! Quando eu tiver oportunidade, irei com certeza!😉

  6. 8 André Corrêa January 12, 2009 at 11:33 am

    Olá Rosanita!
    Já te enviei o contato do casal!
    Tenha certeza que será muito bem recebida na Casa de Visitas da D. Zezinha! E obrigado pela dica do Museu! Quando eu tiver oportunidade, irei com certeza!😉

  7. 9 Eliza Cândido' March 5, 2009 at 10:12 am

    Oi, achei lindas as peças de Dona Zezinha, como faço para entrar em contato e adiquir uma das bonecas namoradeiras?! Obrigada!

    Eliza…

  8. 10 Eliza Cândido' March 5, 2009 at 10:12 am

    Oi, achei lindas as peças de Dona Zezinha, como faço para entrar em contato e adiquir uma das bonecas namoradeiras?! Obrigada!

    Eliza…

  9. 11 Eliza Cândido' March 5, 2009 at 10:12 am

    Oi, achei lindas as peças de Dona Zezinha, como faço para entrar em contato e adiquir uma das bonecas namoradeiras?! Obrigada!

    Eliza…

  10. 12 André Corrêa March 5, 2009 at 12:27 pm

    Olá Eliza, as bonecas da Dona Zezinha são realmente lindas! É feita por encomenda, e geralmente demora um pouco. Não me lembro da Dona Zezinha produzir bonecas “Namoradeiras”, aquelas que ficam nas janelas. Ela é especializada em Noivinhas. Mas também produz outras peças.

    Por favor, me mande seu e-mail para que eu possa te enviar o Telefone pessoal da D. Zezinha e o Sr. Ulisses. Assim você poderá tirar suas dúvidas e fazer sua encomenda!

    Grato por visitar o Blog!
    Um forte abraço,
    André Corrêa.

  11. 13 André Corrêa March 5, 2009 at 12:27 pm

    Olá Eliza, as bonecas da Dona Zezinha são realmente lindas! É feita por encomenda, e geralmente demora um pouco. Não me lembro da Dona Zezinha produzir bonecas “Namoradeiras”, aquelas que ficam nas janelas. Ela é especializada em Noivinhas. Mas também produz outras peças.

    Por favor, me mande seu e-mail para que eu possa te enviar o Telefone pessoal da D. Zezinha e o Sr. Ulisses. Assim você poderá tirar suas dúvidas e fazer sua encomenda!

    Grato por visitar o Blog!
    Um forte abraço,
    André Corrêa.


Leave a Reply

