Nossa Senhora do Santo Rosário ~

Jaboticabas
, upload feito originalmente por De’h Corrêa.

Ah! Esse final de semana tive a oportunidade de fotografar uma das mais belas manifestações religiosas brasileiras, o Congado! As raízes do congado estão na África, contudo é no Brasil que ele se desenvolve. São 500 anos de história desde a viagem no Atlântico (calunga), a escravidão, as lutas, os reinados e tudo, até hoje. É brasileira a identidade do congado. O congado e a “irmandade do rosário dos Homens Pretos” são fruto de muita criatividade desde o princípio. Esta criatividade é de beleza e fé, mas principalmente de necessidade e sobrevivência.

Em uma festa cheia de cores e contrastes, alegria, fé, dança e tradição idosos e crianças se misturam para venerar a

Nossa Senhora do Rosário e pedir suas bençãos por paz e amor em todo mundo.

IMG_8471-1

Enquanto a festa não começa, a plateia esta desanimada. O dia é nublado e havia chovido pela manhã. Mas isso não tirou a motivação dos congadeiros de fazerem sua veneração a Nossa Senhora do Santíssimo Rosário.

No total, 5 grupos de diversas tradições e cidades mineiras se apresentaram no Parque Municipal. Cada uma do com jeitinho, cores, músicas, danças. Mas todas com o mesmo objetivo: a gradecer a Santa do Rosário por tudo o que recebem diariamente das mãos dela.

Contudo, dois grupos me chamaram mais a atenção. Não por acaso, esses dois grupos eram os que tinham mais crianças que ficavam pulando e brincando sem parar pelo parque. O contraste entre a fragilidade das crianças e os Senhores e Senhoras dos grupos faziam uma linda e harmoniosa cena entre a juventude e a velhice.

IMG_8419-1

Esse garotinho se chama Igor. Quando viu que eu estava o fotografando, saiu correndo e se escondeu entre as folhas do jardim do parque.

IMG_8495-1

Ele brincava de esconde-esconde com minha câmera. Não que não quisesse ser fotografado. Queria apenas brincar, e me desafiar em fotografa-lo. Eu me divertia com as corridas que ele dava me desafiando em pegar a melhor imagem de sua alegria.

IMG_8483-1

Mais tarde, no final do evento fizemos amizade, mostrei no visor LCD de minha câmera as fotos que havia feito dele e de seus amiguinhos. Todos ficaram muito felizes em ver suas imagens na câmera. Prometi mandar as fotos para eles e devo fazer isso semana que vem.

O chapéu cheio de fitas, coloriu todo o evento. E reforçava os movimentos do grupo. Um show de movimento e cores.


IMG_8610-1
IMG_8627-1
IMG_8643-1

Em seguida foi a vez da garotas entrarem em cena. Com seus rotos negros e roupas roxas, não havia contraste mais lindo. Sem falar da musica e dança suave que faziam em veneração a Nossa Senhora do Rosário.

IMG_8595-1

O detalhe do arquinho e das missangas brancas em contraste com o cabelo pretinho dava todo o charme as garotinhas e senhoras da tradição.


IMG_8382-1
IMG_8591-1
Que animou até o mais desanimado telespectador!
IMG_8607-1

0 Responses to “Nossa Senhora do Santo Rosário ~”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: